Jogada Ensaiada


o segredo do são paulo
terça-feira, 06/11/2007, 2:05 am
Filed under: Textos | Tags: , , , , , , ,

Reta final do Campeonato Brasileiro e o São Paulo, com 4 rodadas de antecedência, conquista o pentacampeonato com uma vantagem de 15 pontos para o segundo colocado Santos. É a segunda conquista consecutiva do clube paulistano, sendo a melhor campanha entre seus 5 títulos e a melhor entre todos os clubes na história da fórmula por pontos corridos.

O time do Morumbi é sem dúvida o maior clube do Brasil na atualidade, com 5 Brasileiros, 3 Libertadores e 3 Mundiais. Currículo muito mais do que respeitável, o melhor entre os clubes brasileiros. Mas qual o segredo do São Paulo? A resposta é: não existe segredo. Com uma administração séria, clara e transparente, o São Paulo não fez nenhum milagre para chegar aonde chegou hoje, e para quem duvidar o clube disponibiliza em seu site oficial seu último balanço patrimonial. Sem contratações mirabolantes, sem malabarismos financeiros para manter suas equipes, o tricolor paulista baseia seu sucesso em duas simples palavras: planejamento e competência. Tanto no futebol como no mundo dos negócios, é exemplo para todos os clubes do país em matéria de organização. Sabe o potencial que tem, e, mais importante, sabe muito bem como explorá-lo.

Não é à toa que o clube acaba de renovar com a Reebok fechando o melhor contrato com fornecedores esportivos dos quais já se teve notícia no Brasil (R$15 milhões anuais, o DOBRO do contrato anterior). O valor é mais alto do que todos os patrocínios master* de clubes brasileiros, e igual ao patrocínio do próprio São Paulo com a LG. Logo deve ser anunciada a renovação com a LG e não me surpreenderia mais uma quebra de recorde em matéria de valores. As empresas querem se associar ao São Paulo não apenas pela imagem vitoriosa e bem vista do time. Além disso, o que atrai os patrocinadores são as oportunidades que o clube oferece, e a certeza do cumprimento com seriedade. No Morumbi, estádio próprio do clube, existe uma megastore da Reebok que vem dando resultados fantásticos à empresa. Coca-Cola e Saraiva devem em breve estar presentes no estádio, a primeira com um bar temático e a segunda com uma loja própria. Isso não acontece por acaso. O São Paulo possui uma imagem impecável, imagem de bom moço. Alguém sabe me dizer alguma picuinha ou escândalo político em que o clube tenha se envolvido nos últimos anos? Algum jogador do São Paulo apareceu envolvido em escândalos na mídia?

Além dos patrocínios, o São Paulo vem conseguindo ampliar suas receitas com outras fontes diversas, como o aluguel do Morumbi , camarotes, além da inevitável venda de jogadores. E é aí que está talvez a principal sacada do clube. O tricolor é o clube que melhor contrata no Brasil. E engana-se quem pensa que o clube gasta rios de dinheiro nas contratações. Os dirigentes seguem com excelência uma matemática simples, porém difícil de se encontrar nos clubes brasileiros: comprar barato e vender caro. Os dois últimos títulos foram alcançados sem nenhum grande jogador de destaque (à exceção de Rogério Ceni, que merece um post à parte, podem cobrar), mas com contratações realistas e honestas e com garotos vindos da base que demonstraram grande qualidade, como o zagueiro Breno; no tricolor, a força se fez através do conjunto. Méritos para o ótimo Muricy Ramalho, que realizou um trabalho excepcional à frente do time e soube aproveitar cada peça, e para a diretoria que soube mantê-lo mesmo quando a mídia pedia sua cabeça após as eliminações no Paulistão e na Libertadores.

*Patrocinio master é a nomenclatura utilizada por muitos clubes para o principal patrocíno do clube, que engloba normalmente a marca da empresa estampada na frente e nas costas da camisa de jogo do time, entre outras propriedades. É, normalmente, a cota mais cara de patrocínio.

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Muito boa a análise feita pelo André: Simples, objetiva e focada naquilo que realmente hoje faz a diferença no futebol mundial: Competência, transparência e honestidade.
O futebol brasileiro tem que caminhar rumo ao profissionalismo de fato, com os clubes mudando sua filosofia e seus arcaicos estatutos.

Boa Andre. Levante sempre essa bola.

Comentário por Marcus Duarte

Antes de tudo, gostaria de dar os parabéns ao André, que teve a brilhante idéia de dar o pontapé inicial na arte de escrever artigos sobre futebol, uma paixão da qual sou testemunha, desde os tempos de escola. Como tudo que faz, o site está fantástico. Desejo-lhe, sinceramente, toda a sorte do mundo.
Como muito bem exposto pelo insigne autor do artigo, percebe-se facilmente que não existe receita milagrosa para o sucesso de um clube de futebol. Clareza, transparência e compromisso devem ser a tônica de uma diretoria preocupada, é claro, com receitas mas também em proporcionar a seus apaixonados torcedores momentos de alegria e glória. Espero, um dia, poder ver o meu Flamengo neste patamar de estrutura e títulos!
Um abraço do amigo e xará,
André (Rocha)

Comentário por André Rocha

Caríssimo André,
Parabéns pela iniciativa e pela análise bem elaborada e extremamente completa, informativa e objetiva acerca do tema proposto!
Boa sorte nesse novo projeto!!

Grande abraço rapaz, do seu velho amigo e mais novo leitor(e crítico)!!!

Comentário por Rodrigo "Tico" Moura




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: